O primeiro deve ser utilizado quando há sinais de inflamação, enquanto o calor auxilia no relaxamento muscular em casos de tensões esporádicas.
leia mais
Até mesmo o aumento de peso da população brasileira pode estar relacionado ao mal, sentido principalmente com fortes fisgadas na planta do pé.
leia mais
Você acha que é normal ter dores de cabeça muito fortes de vez em quando. A dor é tanta que fica difícil abrir os olhos, se mover, conversar com as pessoas e se concentrar. Quando você está estressado - e no caso das mulheres, no período menstrual - essas "super dores de cabeça" costumam acontecer mais. Mas geralmente, basta tomar um analgésico ou um cafezinho, e ela melhora. Não há com o que se preocupar, certo? Errado.
leia mais
“É preciso reconhecer a comorbidade entre ansiedade e depressão e as dores crônicas”, diz a psiquiatra Laura Helena Andrade, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do IPq e uma das autoras do estudo. Dos cerca de 11 milhões de adultos da região metropolitana de São Paulo, 10%, sofreram com depressão nos últimos 12 meses. Já os transtornos de ansiedade acometem mais de 2,2 milhões de paulistanos – 990 mil também apresentam dor crônica.
leia mais
Se por uma lado os dispositivos móveis nos auxiliam no dia a dia na realização das mais diversas tarefas, por outro, segundo aponta uma recente pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), um total de 37% da população brasileira que utiliza tablets ou smartphones sofrem com algum tipo de dor crônica pelo uso desses aparelhos.
leia mais
Dores na coluna, artrite, artrose e até a fibromialgia são agravadas no frio. Mas, o problema pode ser controlado com medidas simples e exercícios físicos.
leia mais
A acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. Para a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação do Qi (Tchi) e, consequentemente, do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos. Daí a ocorrência ou agravamento de dores articulares e musculares no inverno.
leia mais
Para pacientes com doenças osteomusculares, a terapia funciona de forma rápida e eficaz, principalmente para dores crônicas, persistentes há mais de três meses. O número de sessões e o tempo de tratamento varia de acordo com o tipo de doença, resposta individual do paciente, idade e outras morbidades associadas.
leia mais
Hoje em dia, é comum que as pessoas passem mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas, e isso merece atenção. A longa e exaustiva rotina profissional pode oferecer riscos à saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas. Muitas delas relacionadas à visão, pelo uso contínuo de computadores, e ortopédicas, pelos movimentos repetitivos das mãos, por exemplo.
leia mais
A disfunção cognitiva pós-operatória (DCPO) é uma condição que costuma afetar pacientes idosos submetidos a cirurgias sob anestesia geral. Caracteriza-se usualmente por prejuízos à memória e à concentração que podem ser temporários ou tornarem-se permanentes e incapacitantes.O problema tem se tornado cada vez mais frequente, tanto em função do envelhecimento da população como do aumento no número de procedimentos cirúrgicos em idosos propiciado pelo avanço nas tecnologias médicas. Dados da literatura científica sugerem que os casos anestésico-cirúrgicos que evoluem com DCPO têm mortalidade aumentada no primeiro ano após o procedimento.
leia mais