A população mundial está cada vez mais estressada, e no Brasil esse é um mal que cresce vertiginosamente. Segundo dados de 2018 da ISMA-BR (representante brasileira da International Stress Management Association) 72% dos brasileiros com idades entre 25 e 65 anos e ativos no mercado de trabalho sofrem com alguma sequela relacionada ao estresse.
leia mais
A pesquisa brasileira confirmou o que a literatura internacional mostra: o diagnóstico da endometriose é demorado. Por aqui, 38% das mulheres demoram de 5 a 8 anos para ter a confirmação, sendo que 14% demoram mais de 8 anos. A média mundial é de 7 anos.
leia mais
Aula sobre conceitos, classificação e técnicas de bloqueios para o tratamento da Dor aguda e crônica foi apresentada à equipe de auditores de contas médicas do Bradesco Seguros pelo Especialista em Dor da CTD, Dr Victor Baraúna.
leia mais
Trabalhadores com fibromialgia poderão ser dispensados dos prazos de carência para acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez. O benefício está previsto no Projeto de Lei (PL) 4.399/2019, aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (9). O texto recebeu voto favorável do relator, senador Irajá (PSD-TO). Agora, a matéria será avaliada pelo Plenário.
leia mais
A enxaqueca atinge 15 a cada 100 brasileiros, o que equivale a 30 milhões de pessoas no País
leia mais
Além dos efeitos causados na estética, os problemas e dores na coluna associados ao uso excessivo de dispositivos móveis já são considerados uma epidemia global, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto a média mundial de dor crônica atinge 35% das pessoas, no Brasil os dados são mais preocupantes, já que esse número cresceu para 37%.
leia mais
“A dor é algo sempre subjetivo, é a dor que o paciente diz que tem. A dor não é medida como a pressão arterial e a temperatura, por exemplo. A intensidade dependerá da sensibilidade do paciente, do histórico de vida e de como essa pessoa aprende a lidar com os traumas”, diz o médico e professor da Ufba Durval Kraychete, coordenador do Ambulatório da Dor do Hospital das Clínicas.
leia mais
Nos dias 08 e 09 de Agosto, Dr Victor Baraúna (CRM BA 14159), médico Especialista em Dor da Clínica de Terapia da Dor (CTD), participou de curso hands on in vivo, promovido pela Meditronic, com o objetivo de aprimorar a técnica para a colocação de estimulador medular e de bomba de fármacos implantada. Considerados procedimentos minimamente invasivos, são realizados para modular a dor com efeito no sistema nervoso central, possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida ao paciente.
leia mais
A dor lombar é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, sendo que 80% das pessoas terão dores nas costas em algum momento. Na maioria dos casos ela apresenta-se de forma aguda, desaparecendo em alguns dias. Quando persiste por mais de três meses, torna-se crônica. Cerca de 90% das dores lombares são inespecíficas, ou seja, não apresentam nenhuma doença ou alteração estrutural na coluna relacionada a ela. Pesquisas recentes mostram que a dor lombar está muito relacionada com estresse, ansiedade e depressão, sobrepeso, sedentarismo, insônia, entre outros.
leia mais
O inverno chegou e a quedas das temperaturas podem impactar quem sofre com as dores de cabeça, especialmente com a enxaqueca. Isso porque o frio está entre os fatores externos, ligados a condições ambientais, que podem desencadear as crises. Isso ocorre, porque o organismo precisa se adaptar às novas condições de temperatura, especialmente quando há variações muito grandes e em pouco tempo.
leia mais