Dores na coluna, artrite, artrose e até a fibromialgia são agravadas no frio. Mas, o problema pode ser controlado com medidas simples e exercícios físicos.
leia mais
A acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. Para a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação do Qi (Tchi) e, consequentemente, do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos. Daí a ocorrência ou agravamento de dores articulares e musculares no inverno.
leia mais
Para pacientes com doenças osteomusculares, a terapia funciona de forma rápida e eficaz, principalmente para dores crônicas, persistentes há mais de três meses. O número de sessões e o tempo de tratamento varia de acordo com o tipo de doença, resposta individual do paciente, idade e outras morbidades associadas.
leia mais
Hoje em dia, é comum que as pessoas passem mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas, e isso merece atenção. A longa e exaustiva rotina profissional pode oferecer riscos à saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas. Muitas delas relacionadas à visão, pelo uso contínuo de computadores, e ortopédicas, pelos movimentos repetitivos das mãos, por exemplo.
leia mais
A disfunção cognitiva pós-operatória (DCPO) é uma condição que costuma afetar pacientes idosos submetidos a cirurgias sob anestesia geral. Caracteriza-se usualmente por prejuízos à memória e à concentração que podem ser temporários ou tornarem-se permanentes e incapacitantes.O problema tem se tornado cada vez mais frequente, tanto em função do envelhecimento da população como do aumento no número de procedimentos cirúrgicos em idosos propiciado pelo avanço nas tecnologias médicas. Dados da literatura científica sugerem que os casos anestésico-cirúrgicos que evoluem com DCPO têm mortalidade aumentada no primeiro ano após o procedimento.
leia mais
Mal que atinge 5 milhões de brasileiros, a chamada cefaleia crônica diária, nome científico da dor de cabeça, vem sendo objeto de estudos há 30 anos. Enquanto médicos e cientistas ativam os neurônios para descobrir causas e soluções para o problema, milhares de pessoas apelam para terapias contra os mais de 200 tipos de dores no crânio já catalogados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), estima-se que 1,2 milhão de cariocas, o equivalente a 15 Maracanãs lotados, sofram de enxaqueca ou cefaléia migrânea, uma doença dos nervos e vasos sanguíneos do cérebro, que torna-se crônica por causa dos repetidos episódios de dor.
leia mais
Maio é o mês de homenagens à mulher, pelas suas batalhas e conquistas ao longo de anos em tantas frentes de atuação. Há muito identificadas como o sexo frágil, o fato é que há tempos elas têm mostrado que não é bem assim. Quando o assunto é saúde, elas são as mais acometidas por muitas doenças e também as que sofrem com dores provenientes destas doenças, mas também são as que melhor enfrentam suas interferências no dia a dia.
leia mais
A dor nas costas é um mal cada vez mais presente na vida das pessoas. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população apresentará ao menos um episódio de dor nas costas na vida. O problema é um dos responsáveis por afastar pessoas do trabalho e demais atividades do cotidiano. Esses dados incluem situações patológicas e condições que estão relacionadas aos maus hábitos de vida.
leia mais
A acupuntura não é eficaz apenas sozinha: ela também pode ser usada para aumentar a eficácia dos cuidados médicos tradicionais, diminuindo a gravidade da dor crônica e da depressão. Foi o que demonstrou uma equipe do Reino Unido e dos EUA, liderada pelo Dr. Hugh MacPherson, da Universidade de York. A conclusão da equipe é que "há evidência significativa para demonstrar que a acupuntura fornece mais do que um efeito placebo".
leia mais
A obesidade ocorre quando a ingestão de alimentos é maior que o gasto energético do organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Estudos têm demonstrado a relação dessa doença com o predomínio de dor nas costas. Alertando para o fato do excesso de peso ser prejudicial à saúde da coluna vertebral.
leia mais