Herpes Zoster pode causar dor crônica; saiba como tratar
Herpes Zoster pode causar dor crônica; saiba como tratar
Cerca de 10% das pessoas infectadas irão desenvolver dor pós-herpética, que pode ser até mesmo incapacitante. A boa notícia é que esse incomodo pode ser tratado com eficácia, caso o diagnóstico seja feito com antecedência. Em entrevista ao Portal iBahia, os médicos especialistas em Clínica da Dor, Dr. Victor Baraúna (CRM BA - 14159 / RQE – 12940) e Dr Durval Kraychete (CRM BA – 10486 / RQE – 5672) responderam as principais dúvidas sobre a doença. Confira!


Tratamento da dor

Além da vermelhidão, a herpes zoster causa dores intensas e persistentes após a cicatrização. Cerca de 10% das pessoas infectadas irão desenvolver dor pós-herpética, que pode ser até mesmo incapacitante. “As bolhas são extremamente dolorosas, causam a sensação de queimação, ardor, formigamento, que podem inclusive dificultar a realização de movimentos. A pessoa fica realmente debilitada e em alguns casos, precisa até recorrer a um atendimento de emergência”, explica Dr. Durval.

Mas, o que pode explicar esse incômodo no nervo? “As bolhas são um sinal dermatológico da Herpes zoster, o que ela realmente faz é atacar o nervo, desde sua raiz na medula até o ponto mais distal. Ela tem uma distribuição dermatomérica da pele e faz um caminho até um nervo. Esse nervo lesionado causa a dor”, detalha o Dr. Victor.


Como tratar a Herpes Zoster?

O tratamento geralmente é feito a partir de medicações antivirais, que combatem tanto a duração quanto a severidade da doença, além de evitar complicações. Ele deve ser iniciado o quanto antes, para evitar a permanência das manchas e da sensação de ardência.

Quando se fala da intensa dor causada, é preciso ter um cuidado redobrado e procurar tratamento especializado para evitar que a doença se torne crônica. “Quando a dor persiste mesmo após a cicatrização das feridas, é um sinal de que a doença persiste, mas de outra maneira. O que melhora o resultado é a precocidade do tratamento. O ideal é realizar essa procura nos três meses iniciais do incômodo”, reforça Dr. Durval.

Na Clínica da Dor é realizado um acompanhamento intenso dessa dor. “Inicialmente, tratamos a dor com medicações anticonvulsivantes, antidepressivos duais e tricíclicos. Para fazer efeito, geralmente precisam ser associados aos opióides, aos emplastos de lidocaína, chegando muitas vezes a ser necessário fazer bloqueio, tanto de nervos periféricos quanto de troncos e em casos mais extremos, implante medular”, declara Dr. VictorA importância do tratamento precoce para a qualidade de vida do paciente

Além da dor insuportável e das manchas, a Herpes Zoster causa também sintomas similares aos de qualquer virose. Quanto mais cedo se começa o tratamento da doença, menores são as chances de complicação. O vírus pode afetar outras áreas do sistema nervoso, levando à perda da visão e audição. Nos quadros ainda mais graves e raros, pode afetar o sistema nervoso central, causando inflamação nas meninges e no cérebro.

Na Clínica da Dor, é possível tratar a dor da neuropatia pós-herpética com medicação oral, bloqueio de nervos e, em casos graves, com o implante medular. Pouco invasiva, essa cirurgia consiste na aplicação de estímulos sob a medula espinhal para interromper os sinais da dor causada.


O que é a Herpes Zoster?

Faz parte do senso comum ouvir que só se contrai catapora uma vez na vida, geralmente na infância. Porém, você sabia que o vírus responsável pela doença, a Varicela Zoster (VVZ), não é totalmente eliminado do corpo humano após a infecção? Ele pode ser reativado após décadas e causar outra doença, a Herpes Zoster, popularmente conhecida como cobreiro.

Após um episódio de catapora, o vírus permanece de maneira silenciosa nas terminações nervosas do corpo humano, até ser reativado, dando origem à Herpes Zoster. Conforme explica o Dr. Victor Baraúna, essa reativação ocorre por causa de uma queda na imunidade, seja por causa do avanço da idade, stress, ou doenças e tratamentos que afetam o sistema imunológico, como o câncer.

A doença pode acometer pacientes de qualquer faixa etária, sendo mais comum e severa em pessoas de meia-idade e idosos.



Sobre a Clínica da Dor

Com duas unidades da capital baiana, uma na Rua Macapá, em Ondina, e outra na Avenida Tancredo Neves, a Clínica de Terapia da Dor (CTD) é um espaço voltado para a terapia, prevenção e tratamento da dor que compromete a qualidade de vida humana. Para atender os pacientes de forma individualizada e humanizada, a Clínica conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais capacitados, tratamentos modernos e seguros para o alívio da dor.


 
Central de Atendimento 71 3032-0050
WhatsApp (71) 98802-3785